Você já ouviu falar sobre a auditoria preventiva em condomínios? Sabe como ela funciona e como pode contribuir para redução de custos, prevenção de fraudes e melhoria nas práticas de gestão?
Neste conteúdo, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Afinal, vale a pena investir na contratação deste tipo de serviço? Tire todas as suas dúvidas.
O que é auditoria em condomínios?
A prestação de contas em condomínios sempre foi um assunto desafiador para síndicos e administradores condominiais.
Não podemos negar, manter as contas em dia e comprovar a destinação adequada dos recursos é certamente um dos deveres mais importantes do síndico e dos administradores de condomínio.
O assunto possui tamanha importância que está previsto no artigo 1.348 do Código Civil que dentre outras coisas determina que compete ao síndico:
“VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;
VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;”
Uma vez apresentadas as contas e ao sinal ou suspeita de irregularidades ou fraudes, conselheiros fiscais e condôminos podem colocar em votação a contratação de uma auditoria para verificação das finanças, balanço e práticas de gestão do condominial.
Essa é uma vistoria tradicional, com caráter investigativo, cujo objetivo reside em encontrar falhas e identificar os seus responsáveis.
O que é a auditoria preventiva em condomínios?
Por sua vez, a auditoria preventiva de condomínios é composta por um conjunto de ações realizadas por empresas especializadas ou auditores independentes que visam contribuir para a implantação de melhores práticas de controle e gestão condominial.
O objetivo desse tipo de auditoria não possui caráter investigativo, mas sim, preventivo, visando a revisão de práticas e a implantação de processos que reduzam os riscos de fraudes, desvios e problemas de má administração e gestão condominial.
Quais são os benefícios da auditoria preventiva em condomínios?
A auditoria preventiva pode garantir uma série de benefícios aos condomínios, síndicos e condôminos, dentre os quais, podemos destacar:
- Prevenção contra possíveis fraudes;
- Maior transparência na prestação de contas;
- Maior tranquilidade para síndico e condôminos;
- Apoio e orientação especializada;
- Melhorias das práticas de gestão condominial;
- Revisão de contratos e redução de custos;
- Adoção de práticas preventivas que evitam problemas judiciais;
- Dentre outros benefícios importantes.
Quais os principais problemas relacionados a má gestão condominial?
Condomínios que não adotam rotinas de auditoria preventiva em condomínios ficam sujeitos a:
- Desvio de recursos;
- Negociações de acordos com descontos inadequados;
- Contratação de serviços com superfaturamento;
- Aquisição desnecessários de bens ou serviços;
- Compra de produtos superfaturados;
- Apresentação de documentos falsos ou indevidos para prestação de contas;
- Apresentação de balanços inconsistentes;
- Dentre outros problemas.
Adote medidas preventivas e boas práticas de gestão no seu condomínio, evite fraudes, desconfianças e problemas futuros, conte com os serviços em auditoria condominial da Coan Condominial.
Nosso time de contadores e auditores está à disposição do seu condomínio, para saber mais e compreender melhor os benefícios da auditoria preventiva em condomínios, entre em contato conosco!