Assim como uma empresa, esses conjuntos de unidades residenciais ou comerciais exigem perícia de quem os comanda e organiza. Há uma série de exigências que envolvem o controle de gastos, das receitas e do patrimônio. Nesse contexto, saber como funciona a contabilidade de condomínio é fundamental.

A contabilidade de condomínios é responsabilidade do síndico, pois cabe a ele prestar contas, nas reuniões, anualmente ou sempre que exigido. Essas informações é entregue através do Balancete, que é um documento elaborado através de notas fiscais, extratos, boletos, comprovantes de pagamento, dentre outros papéis ou arquivos digitais.

Pela lei, a contratação de um contador habilitado, não é obrigatório, por isso, qualquer pessoa com conhecimento técnico na área pode fazer contabilidade de condomínio.  Porém, o mais adequado quando não tem um profissional, é a contratação de um contador ou um escritório. A contratação de contabilidade para condomínio terceirizada deve ser aprovada em assembleia e, quando efetivada, transfere a obrigação de prestação de contas do síndico para o contador responsável. Contudo, isso não tira a responsabilidade do Sindico de fiscalizar, acompanhar, fornecer todos os documentos solicitados e validar o trabalho.
A administração e a contabilidade em condomínio residencial ou comercial é assunto muito sério. Por esse motivo, a contratação de um contador que seja especializado na área de condomínios traz muitas vantagens, como a possibilidade de investimento em melhorias no prédio, na gestão financeira e na relação de transparência com os condôminos.

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