Como fazer uma boa gestão de condomínios? Essa sem dúvidas é uma das perguntas que milhares de síndicos e administradores condominiais fazem a si mesmos com certa frequência.

Administrar e gerenciar um condomínio, definitivamente não é uma tarefa fácil, no entanto, ao seguir algumas dicas e regras básicas, os síndicos podem minimizar os seus desafios e garantir uma boa gestão condominial.

Você ocupa o cargo de síndico, mas tem encontrado dificuldades para gerenciar e administrar o seu condomínio?

Se a sua resposta para a pergunta acima foi “SIM”, continue conosco e confira as 5 dicas para ter uma boa gestão de condomínios que separamos para você.

1.Faça uma boa gestão financeira condominial

O artigo 1.348 do Código Civil lista as responsabilidades do síndico, dentre as quais, podemos destacar aquelas que estão diretamente relacionadas à gestão financeira condominial:

“VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas.”

Como podemos observar, o Código Civil deixa claro quais são as responsabilidades do síndico quando o assunto é a gestão financeira, siga os itens acima para evitar dúvidas sobre a sua gestão.

2.Garanta a manutenção e conservação do condomínio

Ainda utilizando como base o artigo 1.348 do Código Civil, podemos destacar a responsabilidade do síndico quanto a manutenção das áreas comuns do edifício.

“V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;”

Diante disso, não tenha dúvidas, uma boa gestão de condomínios deve se manter atenta às necessidades de manutenção e ao serviço executado pelos prestadores contratados.

3.Invista nas suas habilidades de comunicação

Os síndicos lidam diretamente com pessoas e em função do cargo que exercem em alguns momentos podem ser acionados para resolver conflitos entre moradores.

Reclamações em função de excesso de barulho, reformas, estacionamento fora da vaga correta, dentre outros itens, estão entre as principais dores de cabeça dos síndicos e disputas entre moradores.

Em casos como esses, é fundamental que os síndicos tenham boas habilidades de comunicação, jogo de cintura e saibam resolver conflitos, aplicando o regimento e a convenção do condomínio.

4.Conte com uma assessoria jurídica

A gestão condominial envolve uma série de normas e leis que podem levar síndicos a cometer erros graves, quando não assessorados.

Diante disso, para garantir uma boa gestão de condomínios e evitar problemas futuros, é altamente recomendável que os síndicos contem sempre que necessário com o apoio de uma assessoria jurídica.

5.Conte com o apoio de uma assessoria contábil

Por fim, para garantir uma boa gestão condominial, recomenda-se que os síndicos contem com o apoio de uma assessoria contábil especializada.

Elaborar relatórios contábeis, balancetes financeiros e balanços precisos e livres de vícios não é uma tarefa fácil e exige o conhecimento especializado de um profissional de contabilidade.

 

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe esse conteúdo!