O dia a dia de um síndico de condomínio é repleto de responsabilidades e compromissos, dentre as suas atribuições mediar conflitos entre moradores é aquela que certamente, causa maior dor de cabeça.

Para que possam funcionar de forma adequada com todos, os moradores convivendo em harmonia, os condomínios precisam definir regras e fazê-las cumprir por todos.

Inevitavelmente, recai sobre a responsabilidade do síndico fiscalizar o cumprimento das regras condominiais, no entanto, isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Você atua como síndico ou síndica e está enfrentando problemas para mediar conflitos entre moradores?

A Coan Auditoria Condominal separou neste conteúdo, dicas que podem ajudar bastante, vale a pena conferir!

Quais os principais conflitos entre moradores de condomínios?

Barulho excessivo: Todo síndico costuma receber uma série de reclamações relacionadas ao barulho excessivo, seja em virtude de música alta, festa, obras ou reformas fora do horário.

O barulho excessivo ou fora de hora é uma das principais reclamações recebidas pelos síndicos, para resolver esse problema é importante que todos estejam cientes das diretrizes quanto ao silêncio previstas no regimento e no estatuto do condomínio.

Garagem: Outro item que pode ser considerado um campeão de reclamações são as garagens, é relativamente comum que condôminos entrem em conflito em função do uso indevido das vagas ou até mesmo em função de danos a pintura e a lataria dos veículos.

Para facilitar a identificação de infratores e solucionar problemas na garagem do condomínio, vale a pena investir em um circuito interno de câmeras.

Utilização das áreas comuns: A utilização inadequada de áreas comuns é mais um dos fatores que pode tirar o sono do síndico.

Áreas como piscina, sauna e salão de festas são consideradas de uso comum, e, portanto, precisam seguir regras rígidas e claras, a fim de evitar qualquer tipo de conflito.

Os itens listados acima estão no rol de problemas mais comuns em que o síndico precisa intervir para mediar conflitos entre moradores.

A tarefa não é nada fácil, por isso, separamos 2 dicas que podem ajudar bastante, confira o próximo tópico.

Como mediar conflitos entre moradores

1.Conheça bem as regras do condomínio e invista no diálogo: Como responsável pela administração condominial, o síndico precisa respeitar e fazer cumprir as regras previstas na convenção e no regimento interno do condomínio.

Como síndico, é muito importante que você conheça a fundo todas as regras do condomínio.

Também é importante conhecer o que diz a Lei 4.591/64 e o Código Civil, a respeito das regras e diretrizes condominiais.

Tais regras deverão ser utilizadas como base na mediação de conflitos entre moradores.

Como síndico ou síndica, invista no diálogo com infratores, explique o que está disposto nas regras condominiais e a importância do seu fiel cumprimento por todos.

2.Aplique advertências e multas, se necessário: Existem casos, onde o morador insiste em praticar atos que vão contra as regras condominiais, incomodando ou prejudicando outros moradores.

Neste caso, o síndico pode endurecer a linha e fazer uso das advertências e multas para buscar uma solução definitiva para os conflitos.

Uma mediação de conflitos eficaz por parte do síndico pode evitar que determinados problemas acabem parando nas vias judiciais.

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