O dia a dia de um síndico de condomínio é repleto de responsabilidades e compromissos, dentre as suas atribuições mediar conflitos entre moradores é aquela que certamente, causa maior dor de cabeça.
Para que possam funcionar de forma adequada com todos, os moradores convivendo em harmonia, os condomínios precisam definir regras e fazê-las cumprir por todos.
Inevitavelmente, recai sobre a responsabilidade do síndico fiscalizar o cumprimento das regras condominiais, no entanto, isso nem sempre é uma tarefa fácil.
Você atua como síndico ou síndica e está enfrentando problemas para mediar conflitos entre moradores?
A Coan Auditoria Condominal separou neste conteúdo, dicas que podem ajudar bastante, vale a pena conferir!
Quais os principais conflitos entre moradores de condomínios?
Barulho excessivo: Todo síndico costuma receber uma série de reclamações relacionadas ao barulho excessivo, seja em virtude de música alta, festa, obras ou reformas fora do horário.
O barulho excessivo ou fora de hora é uma das principais reclamações recebidas pelos síndicos, para resolver esse problema é importante que todos estejam cientes das diretrizes quanto ao silêncio previstas no regimento e no estatuto do condomínio.
Garagem: Outro item que pode ser considerado um campeão de reclamações são as garagens, é relativamente comum que condôminos entrem em conflito em função do uso indevido das vagas ou até mesmo em função de danos a pintura e a lataria dos veículos.
Para facilitar a identificação de infratores e solucionar problemas na garagem do condomínio, vale a pena investir em um circuito interno de câmeras.
Utilização das áreas comuns: A utilização inadequada de áreas comuns é mais um dos fatores que pode tirar o sono do síndico.
Áreas como piscina, sauna e salão de festas são consideradas de uso comum, e, portanto, precisam seguir regras rígidas e claras, a fim de evitar qualquer tipo de conflito.
Os itens listados acima estão no rol de problemas mais comuns em que o síndico precisa intervir para mediar conflitos entre moradores.
A tarefa não é nada fácil, por isso, separamos 2 dicas que podem ajudar bastante, confira o próximo tópico.
Como mediar conflitos entre moradores
1.Conheça bem as regras do condomínio e invista no diálogo: Como responsável pela administração condominial, o síndico precisa respeitar e fazer cumprir as regras previstas na convenção e no regimento interno do condomínio.
Como síndico, é muito importante que você conheça a fundo todas as regras do condomínio.
Também é importante conhecer o que diz a Lei 4.591/64 e o Código Civil, a respeito das regras e diretrizes condominiais.
Tais regras deverão ser utilizadas como base na mediação de conflitos entre moradores.
Como síndico ou síndica, invista no diálogo com infratores, explique o que está disposto nas regras condominiais e a importância do seu fiel cumprimento por todos.
2.Aplique advertências e multas, se necessário: Existem casos, onde o morador insiste em praticar atos que vão contra as regras condominiais, incomodando ou prejudicando outros moradores.
Neste caso, o síndico pode endurecer a linha e fazer uso das advertências e multas para buscar uma solução definitiva para os conflitos.
Uma mediação de conflitos eficaz por parte do síndico pode evitar que determinados problemas acabem parando nas vias judiciais.
Procurando serviços em assessoria contábil para o seu condomínio? Conte com a Coan Contabilidade!